O nome dela é Bettina

Conheci ela no Youtube…

Isso mesmo. O nome dela é Bettina. O novo meme do momento, o maior sucesso pós carnaval, aposto que se fosse antes já teria virado música.

Mas afinal o que foi a Bettina no ponto de vista do marketing ?

Aqui não me importa quem realmente ela é mas sim toda a estratégia que foi criada em torno dela. Como ela explodiu assim ?

A empresa onde ela trabalha e onde o vídeo foi postado, a Empiricus é conhecida por usar esse marketing agressivo . Vide os textos “O fim do Brasil”,‘O Fim do Brasil’ prevê ruína econômica do país | Empiricus
Com a estabilidade econômica e a recuperação da confiança na moeda, o Plano Real é o momento do nascimento de um novo…www.empiricus.com.br

e o “Quer acordar todo dia com R$ 228,00 na sua conta ? “https://sl.empiricus.com.br/vlv33-estrategia228/Quer acordar TODO DIA com R$ 228 a mais na sua conta? | Empiricus
Caro leitor, Se você é como a maioria das pessoas… Você acorda, toma banho, pega trânsito e fica 8 horas (ou mais) no…sl.empiricus.com.br

Ou seja, esse tipo de campanha já é usado como estratégia da empresa faz tempo. Mas o que tem em comum esses textos e a campanha “Bettina”?

Todas elas usam a conhecida técnica no mundo do marketing chamada Copywriting.

Copywriting é uma palavra do inglês sem uma tradução correspondente, que pode ser definida como a arte de escrever de maneira persuasiva com o objetivo de convencer o leitor a praticar uma determinada ação esperadapelo copywriter, como por exemplo, cadastrar o email ou realizar uma compra”.

A campanha usa gatilhos mentaispersuasão para convencer seus clientes a abrir o texto, acessar o vídeo para então conhecer mais, levando a outros vídeos com mais informação, mais conteúdo e mais gatilhos até que o cliente termine comprando determinado produto ou serviço.

A Bettina, loira, branca, vinda de família estruturada assustou todo mundo pois ela está dentro do perfil de jovens privilegiados e só isso já causou certo desconforto nas pessoas que a criticaram.

Concordo que a técnica usada por eles foi um pouco apelativa, mas isso não é de hoje e a própria Bettina já tinha aparecido em outros vídeos. O problema aqui é que esse marketing agressivo, com os elementos usados e com o texto criado , não se encaixa no nosso Brasil, de diferenças sociais, preconceitos e falta de oportunidades.

Se houve um erro foi aí , pois copywriting é uma técnica muito usada e eficaz e muita gente nem percebe que foi usada, mas quando se choca com nossa realidade aí é melhor reavaliar a estratégia.

Abraços

Renato Herdy

Diretor de conteúdo na Be Content !

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp